
Bom, a maioria dos Cirurgiões-Dentistas concorda que é o ideal é ir ao dentista uma vez a cada seis meses. No entanto, essa regra varia. Saiba mais lendo nosso artigo !
A visita ao dentista é importante
Da mesma forma que algumas pessoas fazem avaliações periódicas com médicos diferentes: cardiologista, endocrinologista, ginecologista, etc; o mesmo deve ser feito em relação à saúde oral.
A boca sofre com problemas divididos em 3 categorias: nos dentes, nos tecido periodontais e relacionados à biomecânica. Os profissionais responsáveis avaliam a presença de problemas e também a presença de fatores que podem vir a causar problemas algum dia. Prevenir é o melhor remédio !
Estudos que estabeleceram evidências científicas de alto grau de confiabilidade demonstram que o controle periódico reduz a ocorrência de periodontite/periimplantite e, por consequência, da perda óssea local e dos riscos de hipertensão, AVC, endocardite bacteriana, artrite, artrose, Alzheimer e obesidade.
A frequência de acordo com a idade
Os dentes permanentes são mais vulneráveis a cáries assim que nascem, então é importante levar crianças ao Dentista com bastante frequência entre 6 e 12 anos de idade.
Na adolescência, os dentes são menos vulneráveis, até o surgimento dos sisos, por volta dos vinte anos.
À partir dos 20 anos, a tendência às doenças periodontais (gengivais e osso) aumentam progressivamente. Assim, os riscos aos dentes variam ao longo da vida. Até a puberdade os dentes estão em constante mudança.
Correções biomecânicas podem ser necessárias em alguns casos, mas a maioria não necessita acompanhamento até este momento.
A frequência real
Existem valores de referência para avaliações periódicas, limpezas periódicas, aplicações de flúor, etc.
No entanto, o ideal é sejam realizados 3 controles periódicos:
- Com o especialista em Dentística-Restauradora e Prótese: Ele irá avaliar os fatores relacionados às cáries, restaurações e próteses;
- Com o especialista em Periodontia: ele irá avaliar os fatores que afetam a saúde dos tecidos de suporte; inclusive a higiene;
- Com o especialista em Oclusão: este irá avaliar as relações biomecânicas.
Como padrão, estas 3 consultas devem ser realizadas, ao menos, 1 vez ao ano. Em uma Odontologia de alta qualidade, estes controles são personalizados e redefinidos a cada consulta de acordo com o risco.
É como as revisões do carro, a fábrica estabelece um tempo fixo, mas se você andar em estradas de terra, viajar muito em alta velocidade, o seu risco é maior e portanto será conveniente fazer as revisões com menos tempo ou menor quilometragem.
Você realiza quantas vezes ao ano? Sente os benefícios destas visitas? Já teve problemas que poderiam ter sido prevenidos por avaliações precoces? Queremos saber!
J Periodontol. 2013 Nov;84(11):1586-98. doi: 10.1902/jop.2012.120592. Epub 2012 Dec 13.
The frequency of peri-implant diseases: a systematic review and meta-analysis.
Atieh MA1, Alsabeeha NH, Faggion CM Jr, Duncan WJ.