Tratamento da doença periodental

Periodontia é a especialidade odontológica que trata não só da gengiva, mas de todo complexo de sustentação do dente, composto pela gengiva, osso alveolar e ligamento periodontal.

A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Por conta da má higiene, da baixa imunidade, do fumo, do stress e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes; formando um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.

Como identificar a doença

Ao realizar um exame bucal, é possível ver gengivas inchadas, moles, bastante avermelhadas ou até mesmo, apresentar sangramentos, de forma espontânea ou com o toque. O paciente ainda pode apresentar, mal hálito, cálculos e placas. A gengiva geralmente não apresenta dor ou na maioria das vezes ficam levemente sensível. Assim, para identificar a doença logo no inicio é preciso realizar visitas frequentes ao dentista.

O tratamento da periodontite reduz a inflamação, eliminando os agentes infecciosos e elimina os espaços entre a gengiva e o dente. Quando espaços profundos nas gengivas precisam ser limpos e quando dentes com mobilidade precisam de fixação, pode ser necessário uma abordagem cirúrgica. Por isso é de extrema importância a avaliação da saúde geral do paciente.