Esta sensibilidade é sinal de uma inflamação no canal do dente. Várias coisas podem estar causando esta inflamação:

• Cáries
  • Desgaste excessivo por escovação incorreta, pasta de dente incorreta, má oclusão, bruxismo e erosão ácida.
  • Retração gengival.
  • Fraturas por uma oclusão ruim.
  • Tratamento ortodôntico.

No tratamento ortodôntico, a inflamação ocorre pela movimentação e também porque durante o movimento o dente pode ficar em uma posição em que sofre muito trauma durante a mordida. Não há com o que se preocupar já que a movimentação continuará e logo esse trauma deixará de ocorrer.  Mesmo assim, avise o seu ortodontista.

Já os outros problemas precisam de tratamento dos problemas em si ou das coisas que os causaram. Se nada for feito, esta inflamação pode levar à morte da polpa e ser preciso tratar o canal do dente. Dependendo da situação, outras consequências também podem advir da falta de tratamento. Até mesmo a perda do dente.

Como você pode tratar dentes sensíveis?

Solução segura adicional para diminuir a sensibilidade dos dentes é usar creme dental projetado para tratar a dor. Existem alguns tipos de “dentifrícios de sensibilidade”. É comum que pessoas com problemas iguais tenham resultados melhores com dentifrícios diferentes. Portanto, recomendamos tentar alguns para encontrar aquele que funciona melhor para você.