Depoimento do Dr. Antônio Gontijo, médico e literato
Mauro Cruz e os Cruz
Escrever ou dizer alguma coisa sobre o que Mauro Cruz produz é tarefa fácil, porque não há qualquer possibilidade de engano, ilusão, erro, logro ou fraude. Tudo o que provém deste ilustríssimo doutor é norteado pela verdade, exatidão, autenticidade e, acima de tudo, pela excelência: na fatura, na atitude e no caráter!
“Os Cruz”, sua última obra literária, que lhe tem rendido inúmeras homenagens e honrarias acadêmicas em várias cidades de Minas Gerais, é um livro essencialmente “salutar”: Mauro edifica, com caneta em punho e com maestria, a saga de sua nobre família, fazendo desfilar, através de uma linguagem saborosamente límpida, corrente, imaginosa, cintilante e viva, os agradáveis “causos” protagonizados pelos inesquecíveis personagens de sua família.
Esta “veia” literária de “Mauro Cruz, o literato”, é uma tributária importante de outro vaso, mais calibroso, o qual, eu ouso batizá-lo de “artéria magna”, mesmo que cometendo, proposital e figurativamente, uma frontal “heresia” para com o rigor anatômico. Esta grande artéria, plena de sangue ricamente oxigenado, nutre a genialidade de “Dr. Mauro, o cientista”, para criar e recriar, cada vez melhor, o seu trabalho como cirurgião-dentista, mestre, doutor e professor universitário.
Autor de inúmeros trabalhos científicos de peso, publicados nos maiores e melhores anais da Odontologia mundial, o Dr. Mauro Cruz tem-se mostrado, a exemplo de seu saudoso e querido pai, um obstinado e pontual servidor do que há de mais moderno e eficiente na sua área de atuação profissional.
O livro “Regeneração Guiada Tecidual” de sua autoria, publicado pela editora Santos, é muito mais do que um volume didático para a moderna prática da Odontologia. O mesmo é, em realidade, um tratado espetacularmente redigido, diagramado, desenhado e ilustrado. É um colírio e uma luz até mesmo para os observadores e curiosos de outras áreas ou de nenhuma. Por ser um “luxo”, apenas em folheá-lo já promove um enorme prazer!
Recentemente, em sua rotina odontológica de primeiríssima classe, o Dr. Mauro, em questão de minutos, fez por mim o que nenhum profissional da área havia conseguido: ele usou a sua caneta de alta rotação à maneira de um “pintor expressionista”, que lança, na tela, suas pinceladas rápidas e “aparentemente” sem direção e objetivo. Não obstante à enganosa aparência, elas são decididamente certeiras, pontuais e bem orientadas. Assim procedendo, ele foi aliviando, aqui e acolá, os excessos e os desníveis entre as duas arcadas, restaurando e devolvendo, com a habilidade de um exímio profissional-artista, a perfeita anatomia oclusal, para a minha enorme satisfação em possuir, finalmente, uma mordedura indolor e organicamente correta.
Para o “Mauro Cruz, o literato” e o “Dr. Mauro Cruz, o cientista”, eu sempre tiro o chapéu: ele é tudo de bom, seja na escrita, na ciência, na prática diária da Odontologia, na sua alegria de viver e no seu sempre belo e bom humor. Tiro o chapéu também para seu saudoso pai, Dr. Clóvis Cruz Reis, um homem à frente de seu tempo, um exemplo que tem sido seguido por seus filhos, a quem eu amei como um pai e admirei como o mais ilustre e emérito na arte da inovação profissional, assim como pelo seu brilhante trabalho na Odontologia. E, principalmente, pela impecabilidade de seu caráter.
Há muito que se dizer de Mauro, de Clóvis, dos “Cruz”! A história, sem dúvida, há de fazer jus e registrar, imparcial e eternamente em suas páginas, o grande mérito e inestimável valor desta admirável família. Finalmente, eu gostaria de prestar uma pequena e justa homenagem a um outro membro da família Cruz: a irmã de Mauro, filha de pai Clóvis, a Dra. Valéria Cruz: uma fada, com mãos e dedos de plumas douradas, que faz brilhar qualquer sorriso que lhe chegue às mãos!
Por tratar-se de uma família nobre de linhagem, de espírito e de valores, a saudação final há que ser, necessariamente, régia, universal e excelsa!
Portanto: “GOD SAVE OS CRUZ”!
Juiz de Fora, 5 de março de 2009.
Antônio Roberto Gontijo de Siqueira, Médico.
Fã incondicional e leal amigo.
No responses yet