A higienização e assepsia da cavidade bucal precisam ser realizadas cotidianamente com muito cuidado e atenção, até por questão de manutenção da própria saúde. Para quem utiliza próteses e implantes os cuidados com a limpeza precisam ainda maiores.

No caso de próteses fixas existe um espaço entre a gengiva e a prótese estrategicamente acomodado para garantir a higiene e limpeza da prótese.

É através deste espaço que todo acumulo de placa bacteriana, tártaro e resíduo de alimentos pode ser retirado e a limpeza precisa ser realizada no mínimo três vezes por dia.

O maior vilão da limpeza das próteses fixas, claro, é o cigarro. Como consequência, infelizmente pessoas tabagistas são mais propensas a terem acumulo de tártaro e perda óssea em torno do implante.

Em relação à prótese removível, o primeiro cuidado é se precaver para não derrubar acidentalmente a peça. Para tanto segure a prótese com uma toalha dobrada ou faça a limpeza direto em uma pia.

Não caia na besteira de achar que por não se tratar de seus dentes naturais os cuidados devem ser menores.

Como fazer a limpeza da prótese dentária

Escove a prótese todos os dias para remover restos de alimento e evitar a formação de placas e mau cheiro, além disso, a escovação ajuda a evitar que a peça adquira manchas escuras permanentes.

A limpeza deve ser realizada da seguinte forma: primeiro através de um enxague abundante para remoção de todas as partículas soltas de alimentos e em seguida, deve ser realizada a escovação de todas as superfícies da prótese, de forma delicada para evitar danos ao plástico ou mesmo aos acessórios.

Saiba o melhor tipo de escova e creme para fazer a higiene bucal da sua prótese

Outro ponto importante a ser observado é a escolha da escova dental. Escolha sempre uma projetada especialmente para a limpeza de próteses, pois nestas escovas as cerdas são organizadas de modo a se adaptarem ao formato da prótese contribuindo para a facilidade e eficacia da escovação.

Mas caso não seja possível, escolha uma escova comum, com a cabeça pequena e cerdas macias, assim o resultado também será satisfatório. Jamais utilize escova de dente com cerdas duras, pois estas podem danificar a prótese.

Cuidado com o creme dental utilizado na hora da escovação para higiene bucal de sua prótese, alguns são extremamente abrasivos e não devem ser utilizados.

Dê sempre preferencia a produtos desenvolvidos especialmente para próteses, ou, em último caso utilize sabonete liquido neutro para lavar as mãos ou detergente neutro.

Cuidados necessários com a sua prótese!

É de fundamental importância que durante a noite, a prótese seja colocada em solução de imersão ou, mesmo apenas imersa na água, pois infelizmente uma prótese pode perder seu formato adequado se não for mantida molhada.

Porém, se tiver acessórios metálicos na peça determinadas soluções podem faze-lo perder o brilho. Nesse caso o melhor é pedir recomendações ao seu dentista para que você escolha o método adequado para manter sua prótese em bom estado.

Fique atento também ao fato de que você pode causar sérios danos à sua prótese, e também a sua saúde se tentear ajustar ou reparar a prótese.

Jamais tente colar ou consertar uma prótese, procure sempre seu médico. O uso de um kit do estilo “faça você mesmo” pode danificar a peça inteira de maneira irreversível, e o pior, colas vendidas sem prescrição geralmente contêm substâncias químicas prejudiciais e não podem ser usadas na prótese sob risco de causar ulceras e intoxicações.

Portanto, não se esqueça de que o “barato sai caro”, então se sua prótese não está adaptando-se bem, ou se quebrar lascar ou trincar, um dos dentes, até mesmo se soltar, procure o cirurgião-dentista imediatamente.

Em muitos casos, os dentistas podem fazer os ajustes ou reparos necessários mesmo dia. No entanto, reparos mais complicados podem requerer o envio da prótese para um laboratório dentário especial e demandar mais dias. Não se desespere. O importante é consertar corretamente para evitar problemas posteriores.

Não seguir as recomendações de limpeza da sua prótese poderá diminuir, e muito, o tempo de vida útil. Pois ela pode se degradar mais rapidamente com o tempo, acumular detritos indesejáveis e precisar ser substituída impreterivelmente.

Pois de maneira geral. A vida útil de uma prótese dentaria é de cinco anos, em média.

Vida útil da prótese dentária

De maneira geral as próteses dentárias devem ser substituídas no máximo de cinco em cinco anos, pois nessa fase já terão um desgaste muito grande e a sua funcionalidade mastigatória, além da estética, claro, já estarão comprometidas.

Observe constantemente sua prótese e caso tenha detritos demasiados acumulados provavelmente deverá substituí-la, caso contrário poderá acumular na sua boca bactérias nocivas à sua saúde com consequências imprevisíveis.

A Cruz Odontologia (www.cruzodontologia.com.br) é uma clínica especializada na área odontológica e se mantém disponível para colaborar com o seu melhor sorriso. Se desejar conhecer nossos serviços e profissionais, realize uma visita que teremos o maior prazer em atender.

Tags

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos Online