O aparelho ortodôntico nada é mais que um meio que auxilia e encaminha o que todos desejam, dentes esteticamente perfeitos.

Mesmo que muitas pessoas associem os aparelhos apenas a estética, é preciso saber que ele auxilia a saúde em diversas questões – como por exemplo as parafunções orais, pois as articulações e músculos envolvidos são prejudicados com o desalinhamento dos dentes.

Durante o período de adaptação ou ajuste, o aparelho ortodôntico pode causar certos desconfortos, deixando os dentes mais sensíveis.

Essa sensação costuma sumir após alguns dias, mas vale seguir algumas dicas para tentar evitar ou amenizar esse incômodo, como por exemplo:

5 dicas de como cuidar do aparelho ortodôntico

1. Higiene: a escovação tem que ser feita minuciosamente, pois querendo ou não, estaremos com algo em nossa cavidade oral que pode acumular biofilme dental, e este é o maior causador da doença cárie e das doenças periodontais.Então, sempre que houver a ingestão de alimentos, devemos escovar e principalmente, fazer o uso do fio dental.
    Muitas pessoas se enganam achando que ele é coadjuvante na higiene oral diária, sendo que ele é um dos principais agentes que combatem a tão temida cárie, tártaros e até o mau hálito causado por tudo isso, usando uma vez ao dia antes ou após a escovação.Um excelente coadjuvante seria o enxaguante bucal, o que é também uma surpresa para o público em geral. Ele não tem a capacidade de penetração e de limpeza sozinho.Utilizando os dois principais corretamente e mais o coadjuvante, a higiene estará perfeita e com toda certeza a sua saúde também.Para o aparelho móvel, o ideal é sempre mantê-lo limpo escovando com a própria escova de dente e guardá-lo no estojo adequado.E é preciso tomar sempre muito cuidado para não perdê-lo, pois pode ser um alto investimento fazer outro. Também é sempre bom lembrar que nunca se deve ingerir alimentos utilizando este aparelho.
  2. Prefira alimentos macios, pastosos ou líquidos, de preferência mornos para frios. Pois no período de adaptação ou ajuste, o aparelho geralmente causa um certo incômodo que pode ser aliviado na hora de comer quando alimentos são mais macios.
  3. Corte muito bem os alimentos em pequenos pedaços e coma devagar.
  4. Evite alimentos pegajosos e grudentos como balas e chicletes.
  5. Evite alimentos duros ou crocantes, justamente para evitar a quebra do aparelho.

Agora já conhecemos melhor sobre os cuidados com o aparelho, é hora certa de se consultar com seu dentista para entender qual seria o tratamento ideal para o seu caso e, claro, a sua arcada dentária.

Afinal, independente do tipo escolhido, o importante é realizar o tratamento de forma adequada, com consultas periódicas ao dentista e uma completa higienização.