Cidadão honorário de Juiz de Fora conferido ao Dr. Clóvis da Cruz Reis in memoriam por iniciativa da Vereadora Maria Luiza de Oliveira Moraes.
Discurso da Exma Vereadora Maria Luiza de Oliveira Moraes
Há momentos na vida que, por mais que queiramos, não conseguimos traduzir por palavras e expressões os sentimentos que nos inundam a alma e o coração. Este é um destes momentos.
Confesso emocionada que jamais imaginei a entrega deste Título nas circunstâncias em que ela ocorre.
Confesso também, que não gostaria de aqui estar, nesta confraternização de Natal da ABO/JF – Associação Brasileira de Odontologia de Juiz de Fora, para homenagear o Dr. Clóvis com esta honraria, que lhe foi outorgada por Juiz de Fora, através dos seus legítimos representantes – os vereadores – o que ele fez por merecer pelo seu trabalho, pela sua luta, pela sua dedicação à profissão e pela competência com que a exerceu.
Agradeço à ABO, aos seus diretores e associados, por abrir-me este espaço, para aqui fazer a entrega do Título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora à esposa do saudoso Dr. Clóvis Cruz Reis, já que, infelizmente, personificado na sua estrutura humana, ele não mais se encontra entre nós, mas, com certeza, espiritualmente ele aqui está, nossos olhos e nossos sentidos é que não são capazes de vê-lo e senti-lo, mas ele aqui está.
A morte não é o aniquilamento porque ao fundo da morte está a imortalidade.
Compreender a essência do espirito é impossível, como compreender a essência de um grão de areia, mas negar lhe a existência é impossível, como negar a existência do sol.
Como as grandes árvores da floresta, que, abatidas e estendidas no solo, são muito maiores do que pareciam, os homens de extraordinário valor só quando morrem dão a medida exata do que eram, na falta que fazem, no vazio que deixam.
É isto o que sempre acontece aos úteis, aos famosos semeadores da ideia, aos lutadores em busca da concretização de um ideal, e aos lídimos cinzeladores da vida a – todos os que, sendo obreiros do presente, se tornam segundo a bela expressão de Stael, contemporâneos do futuro.
Dr. Clóvis da Cruz Reis, homem que conheci em sua clínica quando busquei o profissional. Amigo que encontrei na convivência fraterna que construímos, muito além daquela convivência formal profissional – paciente. Cirurgião-dentista competente, estudioso que soube somar a experiência adquirida durante longos anos à ciência, nas suas produções e descobertas mais modernas.
Nosso homenageado nasceu aos 22 dias do mês de agosto de 1930. Filho de José Vieira Cruz e de Laurentina Rosa da Cruz.
Concluiu o curso superior graduando-se em Odontologia em dezembro de 1975 pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-graduou-se em Gnatologia em 1980 e em Prótese Dental em 1981, ambos os cursos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, cursando os dois concomitantemente.
Em suas atividades profissionais fez vários cursos extracurriculares, nacionais e internacionais, tais como:
Reabilitação Oral, Recuperação Cárdio-Respiratória, Racionalização e Técnica para Restaurações Metalo-Cerâmicas, Fotografia Clínica, Implantes Dentais, Princípios Biológicos e Fisiológicos da Reabilitação Oral, Cerâmica Fundida de Precisão, Oclusão e Reabilitação Oral, entre outros.
Foi criador de técnicas e produtos inovadores que são utilizados largamente no cotidiano da clínica em todo o país em alguns países das Américas e da Europa. Sobre estes produtos e técnicas publicou artigos científicos de destaque e ministrou aulas.
Entre os artigos científicos publicados citamos: Avaliação Clínica do Óxido de Zinco e Eugenol e Hidróxido de Cálcio, Turbina Vibratória para condensação das Cerâmicas, Fixação das Coroas de Transferência à Moldeira, Intrusão e Remodelagem óssea em Molares, Utilização da alumina como Membrana na Regeneração Guiada dos Tecidos
Entre os mais de 150, cursos e conferências ministrados em Congressos, Seminários e Universidades dentro e fora do país, principalmente sobre Reabilitação Bucal e Implantologia, podemos destacar os temas que enfocou:
Conceito em Preparos Periféricos, Implantologia e Reabilitação Oral, Reabilitação Oral e Implantes Bioform, Implantes Osseointegrados, Sistema Bioform, Regeneração Óssea Guiada, Controle Microbiológico nos Implantes.
Destacou-se também em sua vida profissional associativa como:
- Presidente do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Implantologia Oral.
- Membro Fundador Titular da Academia Mineira de Odontologia.
- Membro Titular da Associação Brasileira de Cirurgia Oral.
- Membro da Sociedade Brasileira de Implantologia Oral.
- Membro da Associação Brasileira de Odontologia de Juiz de Fora.
- Membro do Sindicato dos Odontologistas de Juiz de Fora.
- Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Implantologistas Orais.
- Presidente do VI Odontomata, Congresso de Odontologia da Zona da Mata, Juiz de Fora, 1991.
Foi agraciado com vários Méritos, Medalhas e Homenagens como:
- Comenda do Mérito Dr. Milton H. Erickson, Comenda do Mérito Prof. Walter Curi, Comenda do Mérito Francisco Degni, Homenagem da Associação Brasileira de Odontologia do Mato Grosso, Diploma de Mérito da Associação Brasileira de Odontologia- Seção Espírito Santo.
- Comenda do Mérito Ivan Petrovitch Pavlov,
- Mérito “Prof. Alfredo Reis Viegas”,
- Mérito Implantodôntico, concedido pelo IBI, na Associação Brasileira de Odontologia do Rio de Janeiro.
Teve participação efetiva em mais de 200 congressos científicos no Brasil, EUA e Europa.
Sua morte, tão prematura e após período tão rápido de enfermidade, deixou-nos todos perplexos, espantados diante da inexorabilidade do fato. Mas, como já dissemos anteriormente, ele aqui está espiritualmente e feliz. Sua presença se faz através da sua esposa e de seus filhos, que orgulhosos cultuarão sua memória e levarão à frente a obra por ele iniciada.
Senhoras e Senhores,
Neste momento com muita emoção e com muito carinho passo às mãos da Srª Maria José Alvares Cruz, sua eterna companheira e incentivadora, o Título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora outorgado ao Exmo. Sr. Dr. CLÓVIS DA CRUZ REIS, sinal do reconhecimento público dos valores deste homem extraordinário, que muito contribui para o engrandecimento desta cidade, que hoje, mesmo após o seu falecimento, se orgulha de chamá-lo de FILHO.
Muito Obrigada.
Maria Luiza de Oliveira Moraes
Juiz de Fora, Out/1996.
Comments are closed