A fobia dental é uma intensa sensação de medo de visitar um dentista. Estima-se que 5-8% dos pacientes não visitam um dentista devido ao medo. Além disso, 20% das pessoas visitam o dentista apenas quando é necessário. É muito importante entender que evitar um dentista devido ao medo pode ser muito prejudicial.
O medo de visitar um dentista pode ser devido a vários motivos:
- Experiências passadas:
Você pode estar tendo más experiências, mas isso não significa que você precisa evitar um dentista devido a isso. Você pode mudar de dentista e garantir que você esteja cuidando de sua saúde dental.
- Dor:
Devido ao medo da dor, os pacientes tendem a evitar o dentista. Hoje não é necessário sentir dores em nenhum procedimento. Fale com seu dentista que ele pode controlar a ansiedade, o medo e evitar qualquer dor nos procedimentos. Você deve superar esta questão da dor para que você possa fazer o tratamento e atingir um estado saudável.
- Constrangimento:
É um problema comum que os pacientes enfrentam, devido ao receio do que o dentista possa sentir quando olhar a boca do paciente. Mas ele é um profissional médico desta área e não vai se impressionar com isso. Ao contrário é a pessoa a quem você deve ser livre para expressar suas dúvidas e problemas e expor o seu quadro clínico. É o único que poderá ajudá-lo.
Independente da causa, esta fobia ou um pouco de medo podem ser controlados ou mesmo anulados por meio de medicamentos permitindo um relacionamento amigável com a terapia e o alcance dos resultados que é a sua saúde.
No responses yet