Cada fase da vida exige cuidados bucais diferentes. Especialistas indicam uma avaliação precoce por volta dos 6 anos, quando a criança inicia a primeira fase de troca da dentição. A período até a próxima avaliação será indicada pelo ortodontista. Caso você ou o odontopediatra note algo diferente, faça uma nova avaliação, mesmo que antes do tempo previsto.
Quais são os benefícios do tratamento em crianças?
Alguns problemas podem ser identificados antes do fim do desenvolvimento e o crescimento ósseo ou a erupção dos dentes guiados para que sejam corrigidos durante o processo.Normalmente são tratamentos rápidos. Bem mais rápidos do que se for necessário tratá-los depois de já bem estabelecidos e o desenvolvimento finalizado.
Avaliação ortodôntica
O momento para a intervenção ortodôntica determina muitas vezes a sua duração e é de importância crítica que o tratamento esteja de acordo com o tipo de má oclusão a ser tratada. Em alguns casos, o tratamento inicial pode ser adiado, e em outros não há necessidade de tratamento algum. No entanto, se o tratamento for necessário, um plano específico é elaborado de acordo com a idade do paciente. O plano de tratamento varia de acordo com cada caso, podendo ser usados aparelho fixo, aparelho móvel, aparelho ortopédico ou aparelho funcional, que vão atuar a fim de: criar espaço para dentes muito apinhados ou dentes que estão em erupção; preservar espaço durante a fase de erupção, estimular ou inibir o crescimento e posicionamento da maxila e da mandíbula; reduzir a possibilidade de futuras extrações, e reduzir o tempo de tratamento na adolescência, durante a fase corretiva.
Tempo de tratamento
O tratamento ortodôntico é dividido em três fases. A primeira fase é chamada de tratamento preventivo e interceptativo. A segunda fase é chamada de tratamento corretivo e a terceira fase, de contenção. O tratamento interceptativo ou ortopédico em crianças tem como objetivo corrigir desequilíbrios dos ossos da face, posição dos dentes e músculos existentes ou que estão em desenvolvimento, melhorando o complexo orofacial durante a fase de dentição mista, isto é, onde estão presentes dentes decíduos (de leite) e dentes permanentes. O tratamento, durante a infância, apresenta grandes benefícios como reduzir consideravelmente o tempo de tratamento durante a segunda fase – fase corretiva, com o uso do aparelho fixo, e até mesmo diminuir as chances de extração ou de outros tratamentos mais invasivos que seriam necessários numa idade adulta.
No responses yet