Para cuidar bem da saúde da boca é preciso tomar alguns cuidados todos os dias. É trabalhoso, mas é muito mais fácil do que lidar com os problemas que ocorrem na falta desse cuidado.
Escovação
As escovações dos dentes têm objetivos diferentes e eles devem ser bem entendidos para se obter o efeito desejado, com o mínimo de efeitos nocivos ou colaterais, como o desgaste desnecessário dos dentes.
Higiene completa
É a que tem o objetivo de remover o biofilme da superfície dos dentes. A pessoa deve estar atenta durante o procedimento para que todas as superfícies dos dentes recebam a ação da escova.
Se ficar algum ponto sem esta ação ou a do fio dental, vai haver o acúmulo do biofilme, que agride os tecidos do dente, da gengiva e que pode se transformar em cálculo, dificultando a sua remoção e facilitando a formação de mais biofilme.
Esta é a principal escovação e deve ser feita criteriosamente duas vezes por dia.
Escovação social
É a que se faz após as refeições e tem o objetivo de tirar os restos de alimentos dos dentes. Ela é simples e rápida, sem a preocupação de alcançar todas as superfícies dentais. Deve ser feita após qualquer refeição que deixe resíduos alimentares nos dentes.
Escovação Tipo I
Como fazer a Escovação Tipo I: A escova deve ser posicionada em um ângulo de 45° com a gengiva.Faça movimentos circulares nos dentes e escove todos os lados da arcada – inclusive a face interna.
A superfície mastigatória pode ser escovada com movimentos de vai e vem.
A escovação ideal dura, no mínimo, dois minutos, então não tenha pressa. Não é preciso escovar muitas vezes ao dia, mas ao menos uma das limpezas deve ser excelente!
Fio Dental
O fio dental é uma das partes mais importantes da limpeza bucal diária. Ele alcança os espaços entre os dentes que as cerdas das escovas não conseguem limpar.
Na Higiene completa é preciso esfregar os dentes. Na escovação social pode apenas remover os restos de alimento.
O fio-dental remove as bactérias aderidas aos dentes que causam cáries, formam o tártaro que são infecções que causam mau hálito, perda óssea e problemas sérios como o AVC, artrite, hipertensão, Alzheimer, agravamento da diabetes e outros.
Como usar?
Enrole um pedaço de fio que você considera confortável entre o polegar e o indicador das duas mãos e deslize-o para baixo e para cima entre cada um dos dentes.
É fundamental limpar aquele espaço do dente que a gengiva esconde! O fio tem que entrar na gengiva até onde for possível sem forçar.
Se houver sangramento na gengiva é porque possivelmente ela está inflamada devido a falta de limpeza.
Escova de dente
A escolha da escova de dentes certa também influencia bastante no sucesso da higiene bucal. É recomendado que a escova tenha cerdas macias para evitar danos à gengiva ou às superfícies das raízes quando expostas.
Para quem usa aparelho fixos e próteses a escova interdental é recomendada para complementar a escovação.
É importante lembrar que as escovas devem ser trocadas por escovas novas em um período médio de três meses a cinco meses, dependendo de seu estado.
Consulte o seu Cirurgião-Dentista para saber se você precisa de alguma escova especial.
No responses yet