O empoderamento das mulheres é um dos temas mais discutidos e tem total destaque nos dias atuais.
Resultado de muita luta com históricos nem sempre tão felizes, as mulheres sempre foram agentes revolucionárias na história.

As mulheres têm se destacado no mercado de trabalho em profissões que antes eram lideradas por homens apenas, a odontologia é uma delas. Destaque não somente no mercado de trabalho, mas em tudo que se propoem fazer, as mulheres possuem além de força, muita garra e força de vontade. O que faz com que consigam obter sucesso na maioria das suas empreitadas.Donas de diversas particularidades em diversos âmbitos, no que diz respeito à saúde não é diferente. Um número cada vez maior de estudos relaciona as enfermidades gengivais com uma variedade de problemas que afetam a saúde da mulher. A gengivite é uma essas enfermidades, pois é uma infecção causada por bactérias que podem entrar na corrente sangüínea e tornarem-se causa de outras complicações.

Conheça agora a relação entre saúde geral e saúde bucal da mulher:

Diabetes

Mulheres com Diabetes são mais propensas a terem gengivite. Nestes indivíduos é mais difícil controlar o açúcar no sangue e a gengivite pode ser um fator de risco, mesmo em indivíduos com açúcar controlado.

Problemas respiratórios

Bactérias que se desenvolvem na cavidade bucal podem chegar até os pulmões e causar doenças das vias respiratórias, tal como a pneumonia, especialmente em pessoas que têm gengivite.

Problemas Cardíacos

Mulheres com gengivite correm um risco maior de ter problemas cardíacos, com o dobro de possibilidade de sofrerem ataques fatais.

Problemas na Gestação

Durante a gestação é importante manter o cuidado com a saúde bucal pois, a gengivite pode aumentar o nível dos líquidos biológicos que estimulam o parto. As gestantes com gengivite podem estar mais propensas a partos prematuros ou terem bebês de menor peso ao nascer.

Como a gengivite em geral não dói, muitas mulheres só notam que têm o problema quando este já está em estado avançado. Para não ter surpresas desagradáveis, a melhor defesa é um atenção especial à higiene bucal diária. Portanto vale a pena investir em uma boa escovação e no uso de fio dental, bem como em consultas regulares com seu dentista.

Mudanças nos requisitos relacionados à saúde bucal

As mulheres passam por diversas fases na vida e cada fase é acompanhada por mudanças nos níveis de hormônio. Essas mudanças ocorrem na puberdade, seguidas da menstruação, gravidez e menopausa, o que tornam as gengivas mais sensíveis à placa bacteriana.
Por isso é recomendado, não somente nessas etapas da vida, que as mulheres não esqueçam de escovar e usar fio dental todos os dias, para evitar a gengivite.

Contraceptivos orais

A inflamação da gengiva é um dos efeitos colaterais mais comuns dos contraceptivos orais.

Gravidez

Muitas mulheres grávidas têm gengivite. Os sintomas são gengivas avermelhadas, inflamadas e com sangramento. Por isso, o cuidado pré-natal é extremamente importante.

Menopausa

Durante a menopausa, os maiores sintomas são: gengiva avermelhada ou inflamada, desconforto, sensação de ardência, sensação de alteração do paladar e boca seca.

Osteoporose

Diversas pesquisas sugerem que há uma relação entre a osteoporose e a perda óssea nos maxilares. Pesquisadores sugerem que isto pode levar à perda de dentes por causa da provável diminuição da densidade dos ossos onde os dentes estão inseridos.Juntamente com a osteoporose, a doença periodontal acelera o processo de perda de estrutura óssea ao redor dos dentes.

Por isso é importante criar e manter uma rotina de hábitos onde a saúde bucal é respeitada. Não somente para manter a saúde em dia, mas para assegurar maior qualidade de vida.
As mulheres possuem o dom de fazer a diferença, criar e modificar e enaltecer ainda mais tudo em que se envolvem.
Através de muita luta e conquistas diárias, as mulheres trouxeram o que há de melhor na sociedade atual. Por isso é que todas as pessoas têm muito a agradecer pela presença totalmente vital de cada uma delas em tudo!